Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Granjinha/Cando

e Vale de Anta... factos, estórias e história.

Granjinha/Cando

e Vale de Anta... factos, estórias e história.

Um AMIGO da Granginha

13
Abr10



No sábado de Páscoa tivemos na Granginha a visita um amigo de longa data, que é também um estudioso da sua História.   Foi ele,  que com o seu trabalho e estudo contribuiu para por a descoberto e confirmar a existência da Villae Romana no local dando a conhecer pormenores até a essa altura desconhecidos.

Há mais de 20 anos foram iniciadas sondagens arqueológicas numa casa particular pela Câmara Municipal de Chaves, pois o seu proprietário pretendida fazer obras de consolidação da casa. Assim como havia suspeita de que poderia haver ruínas no sub-solo, foram iniciadas as referidas sondagens com a sua orientação, tendo as mesma sido  suspensas pela falta de autorização do IPPAR,  embora a mesma tenha sido solicitada pela Câmara Municipal  nunca foi dada resposta. Do que na altura se observou está publicado em livro do autor "Aquae Flaviae II. O Tecido Urbanístico da Cidade Romana" , várias estruturas romanas foram encontradas pedaços de cerâmica e outros vestígios depositados no Museu Municipal de Chaves. Na divisão ao lado onde foi efectuada a sondagem na altura já havia sido encontrado o "mosaico romano", decorativo característico de locais com jardins ou piscina romanos, depositado no Museu de Chaves. Na nossa humilde opinião pelo que já observamos  e também ouvindo historiadores de renome  internacional, já chegamos à conclusão da importância do local e  das suas potencialidades como local de estudo e porque não de museu!

dedos que lêem a pedra !



Hoje, sabemos que ainda há muito por descobrir!

Como já se deu aqui notícia pelas sondagens que se estão a fazer junto à Capela decorrentes da requalificação que a Câmara Municipal de Chaves pretende fazer do seu adro, já foram postas a descoberto uma muralha romana  entre outros vestígios. Também constatamos, que  pelo que se pode observar haverá vestígios escondidos sob as habitações e terrenos e contíguos.

 

Haja então vontade e coragem para continuar...

 

a humildade do grande homem em convívio entre amigos

 

 

António Rodriguez Colmenero, professor, arqueólogo e escritor.

Fecha de Nacimiento: 1 de septiembre de 1936
Lugar de Nacimiento: Lucenza (Ourense)

 

 

Currículum: Currículo:

Estudio la carrera eclesiástica en el Seminario de Ourense y en la Universidad Pontificia de Salamanca. Estudou carreira eclesiástica no Seminário de Ourense e Pontifícia Universidade de Salamanca. Más tarde la de Filosofía y Letras en la Universidad de Valladolid, doctorándose en Historia en 1975. Mais tarde, Filosofia e Literatura na Universidade de Valladolid, um Ph.D. em História em 1975. Fue profesor en las Universidades de Valladolid, Alicante y Oviedo, catedrático en la de Deusto y en la actualidad en la de Santiago de Compostela en el área de Historia Antigua. Ensinou nas Universidades de Valladolid, Alicante, Oviedo, professor de Deusto e, actualmente, em Santiago de Compostela na área de História Antiga.

Obras realizadas: Obras executadas:

Escribió más de 16 monografías sobre temas de su especialidad y más de cien artículos en revistas científicas. Ele escreveu mais de 16 artigos sobre temas de sua experiência e mais de cem artigos em revistas científicas. Realizó excavaciones arqueológicas en Lugo, Chaves, en el campamento romano Aquis Querquernis y en otros yacimientos. Escavações arqueológicas realizadas em Lugo, Chaves, no acampamento romano Aquis Querquernis e outros sites.

Otros datos de interés: Outras informações importantes:

Es autor de una docena de proyectos de investigación, director del Grupo Arqueológico "Larouco" y de la revista del mismo nombre. Autor de uma dúzia de projectos de pesquisa, director do Grupo de Arqueologia "Larouco" e da revista de mesmo nome. Es miembro de varias asociaciones nacionales y extranjeras como la Academia de Historia. É membro de várias associações nacionais e estrangeiras como a Academia de História. Está casado y tiene dos hijos. Casado e com dois filhos.
En noviembre de 2005 entró a formar parte de la Academia Gallega de Bellas Artes. Em Novembro de 2005 passou a fazer parte da Academia Galega de Belas Artes.

 

Informação retirada do site: hpttp//www.galegos.info

1 comentário

Comentar post